domingo, 5 de setembro de 2010

Política

Política,política,política...ultimamente porque é ano de eleição a política vem sendo um dos temas mais abordados seja na TV, no rádio,nos jornais, nas revistas,na escola.
Particularmente nunca me inclinei muito nesse tema por isso posso me dizer uma completa ignorante política(e não me orgulho disso) mas nem por isso devido ao meu grau de senso crítico,deixo de refletir sobre ela.
Primeiro concordo plenamente que votar é mesmo uma forma de exercer a cidadania e utilizar um direito que nos pertence.Mas como utilizar esse direito se ninguém que eu vejo no meio político merece meu voto de confiança? Nenhum candidato têm realmente uma preocupação com os problemas da sociedade,uma plataforma política com idéias consideráveis,são realmente engajados com o objetivo da política .
Nesse ano eu poderia sim ter votado,porém eu não quis desperdiçar meu voto com nenhum candidato que eu observei pois nenhum me convenceu realmente de suas propostas.
Eu acredito que nada que seja imposto a você, vai ser de fato bem executado.Se o voto fosse facultativo os políticos iriam se mostrar mais preocupados em mostrar mais o embasamento de suas propostas pois só quem fosse interessado e tivesse senso crítico iria votar.
É notório que o jovem de hoje não têm mais o engajamento político em relação as gerações anteriores é por essas e outras que eu sinto saudade dos cara-pintadas,dos militantes políticos da geração que saía as ruas para lutar pelos seus direitos.A corrupção, os problemas sociais,a falta de incentivo em desenvolver um poder de avaliação,minaram o espiríto da democracia.
A sociedade se tornou alienada e descrente com a democracia votando apenas pela simples obrigação de votar.
Só me resta a pergunta :Será que um dia o voto realmente vai ser uma demonstração de democracia e poderá mudar o país verdadeiramente?

Um comentário: