sábado, 24 de novembro de 2012

Os olhos são a janela da alma


Ela tem olhos de cigana oblíqua e dissimulada.” Os olhos de ressaca, os olhos profundos que tragam feito o mar. Capitu foi uma das primeiras personagens literárias femininas que eu tive contato. Dom Casmurro em si, foi um dos primeiros livros que li, embora uma leitura difícil para a minha cabeça de 12 anos, o livro envelhecido pelo tempo, guardado no meio das coisas da minha mãe me chamou a atenção. Mesmo tendo lido há tanto tempo, ainda hoje, Capitu permanece sendo uma das minhas personagens favoritas. Tanto pela sua personalidade forte, determinada, quanto pela forma romanceada que ela nos é descrita. Capitu, é sem sombra de dúvidas uma das personagens femininas mais importantes de nossa literatura, sendo mais protagonista que o próprio Bentinho, ela representa, pelo menos pra mim, a força e a audácia da mulher.
Ainda mais se pensarmos no contexto social do século XIX, Capitu possui um comportamento totalmente às avessas do que se era esperado, ela representa a capacidade de subversão, de autonomia e de coragem feminina. Além de possuir todos esses elementos que por si só já me chamariam a atenção, Capitu apresenta o adicional que é o caráter enigmático de sua personalidade, os olhos que dizem tudo e não dizem nada, a dualidade, a versatilidade de emoções e sentimentos. Uma das características físicas minhas que sempre comentavam é o fato de ter olhos grandes e expressivos, o que por muito tempo me incomodou e chegou a ser motivo de bullying na infância, e que hoje conseguiu adquirir outros tons. Ela é minha forma de contato mais verdadeira com qualquer pessoa, a forma mais límpida e mais translúcida de me conhecer.

2 comentários:

  1. O brilho dos olhos espelharam as intensões mesmo que não se possa ver.Fantástico texto,mas me faz lembrar o meu caso com a minha obra favorita.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana, nunca tinha ouvido falar de você até hoje! Desculpe se isso parecer ofensa mas, não sou de São Paulo...nem do Rio...nem das artes dramáticas; assim como você não é de Londrina, nem dentista e também não tem obrigação de me conhecer.
    Foi interessante o caminho que me levou a você.Tenho uma assinatura eletrônica de um jornal local, o qual acesso todas as manhãs para me atualizar das "desgraças" do dia a dia. Uma matéria me chamou a atenção...PIVÔ da separação da atriz Cléo Pires(com olhos de Capitu) pode ser Domingos Montagner...pensei...Puxa! Mais um casamento acabado...estes artistas estão representando e esquecendo da vida REAL! Fui ver no Google quem era esse tal de Domingos...a princípio o achei muito velho pra ela...pensei...está achando um pai e não um namorado! Li então em outro site que ele tem 50 anos, pensei...se eu fosse namorar com alguém nesta altura da minha vida seria também com alguém de 50 ou mais...mais sabio, não perde tempo com o que não vale a pena, sabe melhor utilizar seu tempo, sabe o que importa na vida...Eis que surge então que ele é casado e tem três filhos, puxa....meu mundo caiu de novo! Agora seriam dois casamentos acabados...e este com três filhos! Fui atrás de saber quem era a pobre mulher...trocada pela sensual Cléo e que ficaria com três filhos para cuidar sozinha. Eis que surge a pessoa Luciana Lima! Uma mulher bonita, divertida, inteligente, que em fotos na praia aparece abraçando seu Domingos. Tem um blog com textos e comentários tão interessantes, ricos, de bom gosto...pensei... o imprensa maldita, que fofoca, inventa, aumenta, distorce sem se preocupar com nada! É uma família gente, estas pessoas tem sentimentos, tem valores, tem pai, mãe...têm direito de ter privacidade em sua intimidade!
    Não costumo ler fofocas, muito menos fazer fofoca...e incrivelmente esta me fez chegar até aqui e me lembrar porque não vejo fofocas mais!
    Espero que tenham uma família como a minha, com crises, alegrias, perdas, reencontros e muito amor e respeito.
    Que o bem esteja com vocês neste novo ano!
    De desconhecida para desconhecida!

    ResponderExcluir